Você sabe escolher um cartão SD?

Você sabe escolher um cartão SD?

O cartão SD é muito utilizado para armazenar e transportar arquivos de maneira prática. Seja, para celular, tablete, câmera fotográfica e até para computar, são diversos os tipos, utilidades, tamanhos e marcas disponíveis. Agora você vai ver algumas das principais informações que precisa saber para escolher seu cartão ideal.

Tipos de cartão SD

A primeira coisa que você tem que se atentar quando for escolher um cartão, é em descobrir qual o tipo suportado para seu dispositivo.

Os principais tipos são, SD (securedigital), o SDXC (secure extended capacity) e o SDHC (secure high capacity). Isso define o tipo de formatação dos arquivos e o limite de armazenamento. Os modelos SDXC vão de 32GB até 2TB e formatam o arquivo em exFAT. Já os SDHC vão de 2GB até 32GB e formatam em FAT32.

Veja também: O que há de novo no Android 11? Saiba mais.

Também é importante se atentar a classe do cartão, que define basicamente a velocidade de processamento. Elas variam entre: Classe 2, classe 4, classe 6 e classe 10, sendo o numero da classe equivalente velocidade de gravação em MB por segundo. Exemplo: classe 10, suporta até 10MB por segundo de gravação sequencial.

Espaço de armazenamento

Outra coisa importante é saber oo tamanho que seu dispositivo suporta, para então pensar em qual escolher. Em geral as capacidades disponíveis variam entre eles variam de 2Gb até 1TB. Sendo mais facilmente encontrados os de 16GB, 32GB, 64GB e 128GB.

Qual cartão devo escolher?

Tudo vai depender de para qual uso se destina o seu cartão. Assim como vale a pena ter um cartão SD com capacidade baixa de armazenamento (16GB, por exemplo) para armazenar muitas horas de vídeo em alta definição – porque não vai caber tudo naquele cartão e você precisará de outros – você também não precisa de um SDXC de 128GB pra um celular mais antigo e que só vai ser usado pra a arquivar seus contatos e as fotos dos netinhos.

Confira nossos acessórios perfeitos para o seu smartphone.

Em geral, se você for usar o cartão em uma câmera fotográfica profissional ou um drone, vale a pena ir mais a fundo nas informações do dispositivo e do cartão. Mas para o uso do dia a dia, em celulares, tablets e até em câmeras de ação, a escolha pode ser mais simples.

Para celulares e tablets com uso básico do dia a dia, você não precisa de muita coisa, um cartão classe 4 ou 6 de até 64GB atenderá a sua necessidade.

Se for para um celular com melhor desempenho, quando você quer abusar da câmera, é bom investir em um cartão melhor, com mais espaço de armazenamento, 128GB, por exemplo. E para que suas fotos e filmagens sejam em Full HD, a classe precisa ser no mínimo 6, sendo o ideal um cartão classe 10.

Já para uma câmera de ação, além de ter a maior capacidade de armazenamento possível que seu dispositivo suportar, o cartão precisa ser classe 10, com a maior velocidade de processamento. Também vale a pena procurar os símbolos de Ultra, Pro e Extreme, para conseguir armazenar arquivos em 4K.

conheça os nossos produtos da Cellairis Brasil
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *