Tipos de cabo USB para celular e qual usar em cada aparelho

Tipos de cabo USB para celular e qual usar em cada aparelho

Os cabos USB para celular estão entre os itens mais utilizados com o aparelho, tanto para carregamento, quanto para transferência de arquivos para o computador.

Esses dispositivos, em geral, apresentam uma ponta com conexão USB-A convencional — para encaixe em computadores, ou no carregador de tomada — e outra para conectar ao smartphone.

Para essa extremidade, ainda não há um padrão de conexão universalmente adotado pelas fabricantes, o que dificulta o processo de compartilhamento de cabos, ou mesmo a substituição, quando há algum defeito.

Neste post, reunimos informações sobre os três principais tipos de cabo USB para celular: micro USB, Lightning e o mais recente USB Type C (USB-C), todos disponíveis no site da Cellairis, marca especializada em cases anti-impacto, entre outros acessórios para celular. Confira!

Conexão micro USB

Esse é o tipo mais comum, presente em grande parte dos modelos de celular. A conexão micro USB também aparece em vários outros dispositivos eletrônicos, como câmeras fotográficas, tablets e leitores de livros digitais.

Sua principal característica é o tamanho reduzido, quando comparado com outros cabos da família USB.

Cabo micro USB.
Cabo micro USB.

Cabo Lightning

Dentre os tipos de cabos USB para celular, o Lightning é o único que não pertence à família USB, por ter sido desenvolvido pela Apple. Esse tipo de conexão é exclusivo para os dispositivos da empresa e está presente em grande parte dos iPhones e iPads.

Ele foi um dos primeiros cabos reversíveis, ou seja, sem uma orientação específica para o encaixe.

Cabo Lightning.
Cabo do tipo Lightning.

Na tecnologia Lightning, os pinos da conexão ficam expostos, o que garante maior segurança contra problemas elétricos. Porém, os cabos de iPhone necessitam de cuidados especiais. Veja como conservá-los clicando aqui!

USB Type C

Os cabos do tipo C — USB-C, ou Type C — são os mais recentes da família USB, com melhorias em diversos aspectos, quando comparados aos seus antecessores.

A principal mudança, do ponto de vista de usabilidade, é que os cabos USB-C são reversíveis, assim como a tecnologia Lightning. Anteriormente, essa característica era uma grande vantagem dos cabos da Apple, muito requisitada por usuários de Android.

Uma desvantagem, quando comparado à tecnologia micro USB, é que os cabos do tipo C são um pouco maiores. Por outro lado, seus benefícios incluem maior velocidade de transferência de arquivos e de energia (carregamento).

Cabo USB Type C.
Cabo USB Type C.

Um bom exemplo para demonstrar a capacidade da conexão USB-C é o MacBook lançado pela Apple em 2015, que possui uma entrada do tipo C como única conexão do notebook a dispositivos externos.

Nesse sistema, com um cabo USB-C conectando esse computador a um monitor externo, é possível transferir a imagem (utilizando-o como tela) e carregar o dispositivo ao mesmo tempo.

Isso demonstra um pouco do potencial dessa nova tecnologia para facilitar o dia a dia, ajudando a economizar tempo. Os cabos USB do tipo C são a grande tendência para os lançamentos de aparelhos eletrônicos. A própria Apple, no seu mais novo iPad Pro, abriu mão da entrada Lightning pela primeira vez desde o seu lançamento, substituindo-a por uma conexão USB-C.

Os cabos de celular estão entre os itens mais substituídos, por serem utilizados com muita frequência e em vários ambientes diferentes. Na hora da compra, é fundamental adquirir cabos de confiança, para evitar danos e garantir o cuidado com o aparelho.

A Cellairis é uma loja especializada em acessórios para celular. Clique aqui para conhecer os produtos e, dentre eles, todos os tipos de cabo USB para celular apresentados nesse post!

Banner para página de cabos usb para celular da Cellairis.
1.00 avg. rating (50% score) - 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *