Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

CELLAIRIS BRASIL

Entenda mais sobre o TikTok: o aplicativo que é um fenômeno!

Facebook, Instagram, WhatsApp, Snapchat, os aplicativos estão cada vez mais presentes no cotidiano dos usuários de smartphones, principalmente os que geram algum tipo de interação entre os mesmos. Agora é a vez do Tiktok, que entrou na lista dos mais baixados das lojas virtuais.

A plataforma é oriunda de uma estratégia de expansão internacional da companhia chinesa Bytedance. A empresa, inicialmente, ganhou o mercado asiático com o aplicativo Douyin e em 2017 lançou o Tiktok como tentativa de competir com o maior concorrente da época, o Musical.ly. Enquanto o Tiktok buscava ganhar espaço no mercado ocidental, o Musical.ly já estava consolidado e atingia um alto número de usuários. Em 2018, companhia compra o aplicativo adversário e começa a fazer a migração dos usuários para o TikTok. Em 2019, o aplicativo da Bytedance se torna o terceiro com mais downloads na AppleStore e ganha o primeiro lugar na loja virtual da Google.

O TikTok ganhou a atenção da geração Z e está presente na maioria dos smartphones. O aplicativo permite fazer o compartilhamento de vídeos de 15 a 60 segundos, e permite os usuários explorar a criatividade na elaboração de vídeos, já que integra músicas de artistas nacionais e internacionais, ao mesmo tempo que permite uma mixagem com o som ambiente. Além disso, a rede social permite a interação entre usuários, com comentários e reações aos vídeos postados.

A plataforma digital vem ganhando visibilidade, e assim como o Vine, que lançou o cantor canadense Shawn Mendes, o Tiktok está impulsionando e difundindo músicas através de challenges, desafios aderidos pelos usuários. Um exemplo desse fenômeno é a música Old Town Road do cantor Lil Nas X, que teve os challenges como uma grande força em sua divulgação.

Atualmente, no Brasil, o TikTok vem ganhando seu espaço e devido a isso, artistas e influenciadores digitais estão aderindo ao mesmo, como forma de expandir a produção de conteúdo. Dentre esses nomes podemos citar Whinderson Nunes e Tirullipa, que chegaram ao número de 200 mil fãs no Tiktok.

O Tiktok se encontra disponível para Android e IOS, em suas respectivas lojas virtuais.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *