Como funciona o carregador por indução?

Como funciona o carregador por indução?

Entenda como funciona o carregador por indução que é um dos mais procurados hoje em dia.

O carregador por indução caiu nas graças dos brasileiros, mas é um recurso direcionado para linha de celulares premium. Esse método é popularmente chamado de “carregamento sem fios”, permite carregar a bateria do aparelho através da aproximação, sem precisar de cabos e conectores

Mas, como funciona o carregador por indução?

A necessidade do carregador com e sem fio é a mesma: um transformador. Ele é responsável por compactar a voltagem para uma tensão que seja compatível com a do aparelho que está carregando.

No caso do carregamento por indução, existem duas bobinas que atuam como partes de um transformador, sendo uma delas dentro do próprio carregador e outra parte dentro do celular compatível com este método de carregamento.

Aqui você encontra os melhores carregadores por indução.

Vamos relembrar das aulas de física? A indução eletromagnética é o fenômeno que produz uma corrente elétrica induzida em um corpo ou meio imerso em um campo magnético variável. Quando ligamos o carregador sem fio na tomada, uma corrente elétrica passa pela bobina em seu interior, gerando um campo eletromagnético oscilante.

Quando os dois dispositivos se conectam, isto é, quando a base do carregador e o celular se aproximam, o campo eletromagnético movimenta os elétrons da bobina do carregador para o circuito interno do aparelho celular, gerando assim, uma corrente elétrica que é transformada em contínua para alimentar a bateria.

Vale salientar que o tamanho da bobina tem influência direta na distância mínima necessária para passar a energia entre a base carregadora e o dispositivo móvel. Como as bobinas de cobre usadas em carregamento por indução de celulares são pequenas, com apenas alguns centímetros de diâmetro, o sistema tem grandes limitações, precisando que os aparelhos estejam encostados para que a tecnologia funcione.

Saiba as vantagens de usar um smartwatch.

Hoje temos várias tecnologias que são utilizadas para proporcionar o carregamento por indução, mas a mais popular é o padrão Qi. Esse padrão está presente em aparelhos de celular de marcas conhecidas, como Apple, Samsung e Huawei. O principal valor agregado é interoperabilidade e a alta escala de adoção, isto é, quando um celular que tenha a certificação Qi pode funcionar com qualquer transmissor que também tenha essa certificação.

A tecnologia para carregador de indução vem crescendo e permitindo recargas cada vez mais rápidas, mas, mesmo assim, a velocidade do carregando sem fio ainda fica atrás do carregamento via cabos.

Fonte: Tecnoblog

Conta pra gente: você costuma utilizar carregadores sem fio? Como foi a sua experiência?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Um comentário em “Como funciona o carregador por indução?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *